Trabalho comunicação e liderança
De acordo com o Dicionário Michaelis, comunicação significa “Aviso, informação; participação; transmissão de uma ordem ou reclamação”.
A comunicação é um fator essencial dentro de uma organização. Um líder eficaz se faz a partir de uma boa comunicação. Tal comunicação precisa ser objetiva, clara e deve seguir sempre o menor caminho possível entre aquele que comunica e aquele que recebe a comunicação. Quanto maior o número de intermediários necessários para fazer com que a mensagem chegue ao seu destino, maiores serão as distorções e dissonâncias, comprometendo gravemente a qualidade do resultado. A eficácia da comunicação é responsável por manter as pessoas conectadas com os objetivos e metas da empresa.
Porém não se baseia somente em comunicar-se, mas também em como se comunicar (Postura, tom de voz, etc), e a comunicação pode vir de diversos canais. Esses são o visual, o auditivo e o cinestésico (Relacionado aos movimentos, toques, cheiros, sabores e sensações).
Nota-se, então, que ouvir também é uma forma de comunicação, e é essa característica que muitos gestores não possuem ou não dão importância. O líder que conhece este assunto tem muito mais competência no seu papel, porque ele aprende a lidar com cada colaborador de forma diferenciada e, com certeza, se torna muito mais persuasivo e carismático.
Qualquer profissional exercendo liderança deve primar por sua competência em traduzir as metas, crenças e valores da organização em exemplos que inspirem seus liderados. O líder moderno utiliza todas as suas habilidades de comunicação para que possa exercer uma influência positiva em seus comandados.
Estilos de comunicação em liderança
Cada pessoa tem uma maneira própria de se comunicar, e esta auto-visão afeta a maneira como se comunicam com outras pessoas. Os gestores, entretanto, aprendem a adquirir hábitos de comunicação eficazes. A comunicação deve assegurar que a pessoa-alvo ou grupo-alvo devem compreender a