Mpi(um curso pratico)
MPI
Um curso prático
MPI
É um padrão de troca de mensagens portátil que facilita o desenvolvimento de aplicações paralelas. Usa o paradigma de programação paralela por troca de mensagens e pode ser usado em clusters ou em redes de estações de trabalho. É uma biblioteca de funções utilizável com programas escritos em C, C++ ou Fortran. A biblioteca MPI, no entanto, só possui funções para tratamento de mensagens, não oferecendo suporte para criação ou eliminação de processos como o PVM.
MPI
O projeto do MPI procurou utilizar as melhores facilidades de um grande número de sistemas de troca de mensagem existentes, ao invés de selecionar um deles e utiliza-lo como padrão. Logo, o MPI foi fortemente influenciado pelo trabalho no IBM T. J. Watson Research Center, Intel's NX/2, Express, nCUBE's Vertex e PARMACS. Outras contribuições importantes vieram do Zipcode, Chimp, PVM, Chameleon e PICL.
MPI
O esforço de padronização do MPI envolveu cerca de 60 pessoas de diversas organizações dos Estados Unidos e Europa. A maioria dos fabricantes de computadores paralelos estiveram envolvidos no MPI, junto com pesquisadores das universidades, laboratórios do governo e empresas. O processo de padronização começou com o “Workshop on Standards for Message Passing in a Distributed Memory Environment”, patrocinado pelo “Center for Research on Parallel Computing”, que foi realizado em abril de 1992.
Objetivos do MPI
Um dos objetivos do MPI é oferecer possibilidade de uma implementação eficiente da comunicação:
Evitando cópias de memória para memória; Permitindo superposição de comunicação e computação.
Permitir implementações em ambientes heterogêneos. Supõe que a interface de comunicação é confiável:
Falhas de comunicação devem ser tratadas pelo subsistema de comunicação da plataforma.
Objetivos do MPI
Pode ser implementado em plataformas de diferentes fornecedores. Interface familiar para os usuários