Tipos de comunica o
Bacharelado em Ciências Contábeis e Administração
Comunicação e Expressão
TIPOS DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Unilateral
A comunicação unilateral e estabelecida de um emissor para um receptor sem reciprocidade, ou seja, o receptor apenas absorve a mensagem transmitida pelo emissor sem realizar nenhum tipo de comentário.
Exemplos: Um aparelho de televisão, um cartaz na parede, ambos transmitem mensagens de um emissor e não obtém uma resposta dos receptores.
Comunicação Bilateral
A comunicação Bilateral se estabelece quando o emissor e o receptor alteram seus papeis, ou seja, acontece um intercâmbio de mensagens entre os dois.
Exemplos: Uma conversa com um amigo, um debate político, um programa de auditório, onde duas pessoas trocam mensagens entre si.
Ruídos na Comunicação
Ruído Físico
É de origem externa, nada mais são do que sons presentes em determinados lugares, acontecem do lado de fora da janela que está acontecendo a comunicação.
Exemplos: Construção, Transito intenso, Aparelho de som com volume elevado entre outros que dificultam o receptor de ouvir o que se está falando.
Ruído Fisiológico
O ruído fisiológico nada mais é do que qualquer questão fisiológica que bloqueie a comunicação entre os indivíduos.
Exemplos: Dor de cabeça, Doenças que causam uma dor muito forte, garganta inflamada.
Ruídos Psicológicos
É quando o indivíduo que está tentando dar atenção na mensagem propagada, começa a deixar a mente vagar sobre outro assunto. E um ruído presente na cabeça da pessoa, que acaba impedindo o entendimento da mensagem, ou seja, a comunicação em si.
Exemplo: Quando você está em sala de aula e o professor está a explicar o assunto e você está pensando em um problema no trabalho ou um filho que está doente em casa.
Ruído Semântico
Ocorre quando ouvimos algo que possui um significado diferente, quando a mensagem dada possui muitos termos técnicos. Esse tipo de comunicação acontece muito quando lidamos com profissionais tais como: