Curso De Estudos Europeus Jean Monet A EUROPA VISTA COMO MODELO DE NEG CIO
Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém
A EUROPA VISTA COMO MODELO DE
NEGÓCIO
Uma abordagem ao modelo europeu e funcionamento da europa
Autor Nelson Branco
nelsondmb@gmail.com
A EUROPA VISTA COMO MODELO DE NEGÓCIO
1 Introdução
Na tentativa de encontrar um modo original de abordar uma sessão de formação sobre a europa, e como hoje o empreendedorismo é particularmente relevante, surgiu a ideia de abordar o tema usando ferramentas usadas pelos empreendedores.
A um empreendedor é pedido que possa esquematizar a sua ideia de um modo simples e fácil de analisar, que possa ser exposta rapidamente a um potencial investidor e que possa ser testada. A um formador, conseguir transmitir conhecimento e dinamizar uma sessão de formação.
Alex Osterwalder sugere um modelo de negócio simples que pode ser utilizado para negócios ou qualquer outra actividade que queiramos esquematizar e testar. É esse modelo que vamos explorar sumariamente como sugestão de uma sessão de formação. [1]
Os vários pontos podem ser explorados ao detalhe e preparar uma sessão mais expositiva ou podem ser usados para que os formandos, individualmente ou em grupo, explorem cada um dos pontos e se promove discussão do funcionamento, do que é a europa, ou do que pode ser a europa.
Em cursos mais exaustivos pode acompanhar-se a evolução da história da união desde o primeiro tratado preenchendo-se o modelo com as premissas do tratado em causa e tal como numa situação de uma análise real em que o modelo vai evoluindo eliminando e acrescentado pontos que respectivamente ficaram obsoletos ou passaram a ser relevantes.
2 O Modelo
No âmbito do trabalho por uma questão de simplificação apresenta-se o modelo de “negócio” que no caso vai ser um modelo para abordar a união europeia, vamos descrever sumariamente os vários pontos do modelo exemplificando uma possibilidade de preenchimento.
O modelo é constituído por 9 elementos base que se interligam como se