Tipos De Comunica O Mediada
MEDIADA
A comunicação mediada consiste em comunicação de massa, comunicação interpessoal mediada e comunicação através de mídias convergentes, que têm tanto uma natureza de mídia de massa quanto uma natureza interpessoal.
•
COMUNICAÇÃO DE MASSA: Consiste em mensagens que são transmitidas a audiências grandes, espalhadas por uma ampla área, através de canais de difusão (rádio, TV), mídia impressa (jornais, revistas e livros), canais multimídia (CD, DVD, Web,...) e outras formas de mídia, tais como música e cinema.
•
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL MEDIADA: A comunicação mediada é qualquer tipo de comunicação pelo qual mensagens são conduzidas através de algum canal (medium), em vez de cara a cara. •
COMUNICAÇÃO CONVERGENTE: mídia de massa + mídia interpessoal.
TEORIAS DOS EFEITOS DA MÍDIA
Teoria do Fluxo – lidam basicamente com a maneira pela qual os efeitos fluíam das mídias de massa para suas audiências
- Teoria da Bala: (pesquisas entre a 1ᵃ e a 2ᵃ Guerra) de acordo com essa teoria, as pessoas que assistiam a filmes violentos, p ex., tendiam a tornar-se violentas. Esses efeitos eram difíceis de serem provados a longo prazo. - Teoria do Fluxo de Duas etapas: (durante e após a 2ᵃ Guerra) – os efeitos da mídia ocorriam, na sua maior parte, na comunicação interpessoal – uma pessoa escuta uma mensagem no rádio, talvez um discurso de um candidato político ou o comercial de algum tipo de produto.
Em vez de imediatamente declarar apoio incondicional ao candidato ou comprar o produto, a pessoa tende a discutir tais questões com os formadores de opinião – conhecidos (amigos e parentes, chefes e professores) que são vistos como fontes confiáveis de informação sobre determinado tópico. Se os formadores emitirem parecer favorável, a pessoa pode se tornar partidária.
Fluxo de Múltiplas Etapas: (atualmente reconhecida) implica que os efeitos da mídia são parte de uma interação complexa. Em um nível, os formadores de opinião têm os seus próprios