tipos de brinquedotecas
- Porque é importante brincar?
BRINCAR aparece desde os primeiros meses de vida, por meio de interações prazerosas com o próprio corpo, com os adultos e com o ambiente. À partir dessas atividades iniciais, o comportamento vai se ampliando e expandindo ao longo da infância e prossegue durante todo o ciclo vital. Sendo uma atividade necessária e presente em toda a existência, deverá ser preservada e estimulada nos momentos de maior stress. Fonte de bem estar e organização, transforma-se em grande ferramenta nas condições de adversidade. - Porque é importante brincar na escola?
Sabemos que a motivação é fator determinante para o aprendizado. Brinquedos e estratégias lúdicas em salas de aula permitem descobertas e aprendizados duradouros e consistentes, pois estes acontecem em situação de alegria e prazer.
Assim, as crianças podem aprender de forma criativa e dinâmica, associando os conteúdos acadêmicos a jogos e brincadeiras. - Porque é importante brincar na reabilitação? COMO VIABILIZAR O “BRINCAR PARA TODOS”
Oferecendo um ambiente adaptado às necessidades e limitações dos pacientes, dentro de conceitos, critérios e legislação de acessibilidade em vigor (mesas que encaixem cadeiras de rodas, pranchetas e adaptações para pessoas com necessidades especiais, brinquedos apropriados para pessoas com deficiências, quando necessário (VER RECOMENDAÇÃO);
Propiciando atendimento para pessoas nos leitos, com as devidas adequações;
Definindo espaço e atividades específicas e adequadas para o desenvolvimento de bebês. O ambiente deve ser aconchegante e estimulante para familiares e visitantes. - Porque é importante brincar no Hospital?
Sabemos que a hospitalização é uma experiência de grande impacto para a criança, causando, habitualmente, ansiedade e medo.
Especialistas concordam que a internação e seus procedimentos, muitas vezes invasivos e dolorosos, desencadeiam comportamentos de insegurança e retração, dificultando o tratamento e