Brinquedoteca: visão histórica, tipos, definições e objetivos
Nome: Deoclecia Nunes de Oliveira RA: 3715672025
Curso: Pedagogia Noturno
Série: 4° semestre
Professora: Sueli Capello
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula Tema 3:Brinquedoteca- visão histórica, definições, tipos e objetivos.
PASSO 1: Em no máximo 15 linhas, caracterize o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma escola de educação infantil.
R: O espaço desse tipo de brinquedoteca deverá ser amplo, criativo, estimulante e mais que isso, deve haver uma grande variedade de brinquedos, móveis adequados e uma decoração específica de modo que as crianças sintam-se acolhidas e livres para que possam brincar e expressar-se tanto sozinhas quanto em grupos.É importante também haver vários ambientes como os “cantinhos” para as atividades diversas como: o canto do faz-de conta, de leitura, de contar histórias, de invenções entre outros.
Os objetivos desse tipo de brinquedoteca é o de estimular a criança a brincar livremente sem que se sinta forçada a praticar tais atividades, promovendo a socialização, a criatividade e a imaginação, dando a devida importância ao uso dos brinquedos e jogos no processo de seu desenvolvimento, pois tanto as brincadeiras quanto os jogos são atividades que têm funções lúdicas e educativas favorecendo assim a sua aprendizagem. A brinquedoteca não só auxilia na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e na construção do pensamento.
PASSO 2: Caracterize, em no máximo 15 linhas, acrescentando ao que foi escrito no Passo 1, o espaço e os objetivos de uma brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade.
R: O espaço de uma brinquedoteca de escola de educação infantil, não é tão diferente de uma instalada em uma universidade, em termos “materiais”. Esse espaço organizado em um ambiente universitário é como se fosse uma “biblioteca” de brinquedos e materiais pedagógicos onde os professores têm acesso para que possam aprimorar a sua formação com base nas experiências