TIPOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação contínua ou investigativa está além da nota que o aluno vai obter, ela promove o acesso ao conhecimento e auxilia o professor a identificar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem. Mas este tipo de avaliação exige certo cuidado, pois é necessário acompanhar as atividades dos alunos observando os seus avanços e suas dificuldades para que não se perca o sentido desse método.
A avaliação processual ela tem o propósito de informar aos professores e alunos sobre o resultado da aprendizagem durante o desenvolvimento das atividades, localiza deficiências nas da organização do ensino-aprendizagem de modo a reformular o mesmo e a assegurar o alcance dos objetivos.
A avaliação para replanejar ela orienta os procedimentos de ensino em sala de aula e através dela o professor consegue saber quais os alunos que conseguem realizar as atividades e que dificuldades eles apresentam. Desta forma as atividades são reprogramadas para que cada aluno atinja o objetivo esperado.
Acompanhar e analisar o cotidiano da aprendizagem dos alunos auxilia o educador a colocar notas e conceitos mais adequados, ajuda a classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamentos apresentados, objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e ao final de um curso.
Avaliar o aluno por meio de atitudes e