Oscilador a base de Cristal
1 Introdução
Um oscilador é simplesmente um amplificador em que parte do sinal de saída é aplicado à entrada de maneira a produzir um efeito de realimentação sem precisar ser alimentado.
A melhor forma de se obter um sinal de frequência fixa estável e preciso é através de um oscilador controlado por cristal de quartzo. Os cristais mantém a frequência de oscilação de um circuito dentro de limites rígidos e mudam muito pouco de características, mesmo com a temperatura. Os cristais de quartzo aproveitam o fenómeno da ressonância associado às suas propriedades piezoeléctricas.
2 Objectivos
2.1 Objectivos gerais
Dimensionar e projectar um oscilador à base de Cristal.
2.2 Específicos
Analisar o comportamento da estabilidade em frequência do oscilador;
Descrever o projecto teórico e montagem de um oscilador à base de cristal quartzo;
Ilustrar o sinal quantitativamente na saída do oscilador.
3 Metodologia
Para a realização do presente trabalho de pesquisa, recorreu-se à leituras aprofundadas de informações obtidas em diversos meios literários disponíveis, dentre eles brochuras, manuais e apostilas buscadas na Internet, relacionados directamente com o assunto em análise. Para a projecção dos circuitos com auxílio ao simulador livewire, por forma a facilitar a visualização do comportamento do sinal (quantitativo e qualitativo) no próprio simulador.
4 Osciladores
Oscilador é um circuito que gera um sinal em corrente alternada de saída sem a presença de qualquer sinal em sua entrada.
• Estrutura:
• São circuitos formados por transístores e/ou amplificadores operacionais de componentes passivos, com dois blocos principais: um amplificador e uma rede de realimentação.
Um oscilador é um circuito de realimentação desenhado para funcionar no “ponto de instabilidade” em que o ganho da malha é unitário e o desvio de fase ao longo da malha é tal que