Osciladores RC
Eletroeletrônica 2°B
Danilo Nogueira Lopes Nº02
Trabalho - Sergio
Campinas
Outubro/2014
Sumário
Oscilador RC
Um oscilador RC é composto por um resistor, um capacitor e uma bateria ligados em série ou em paralelo. O capacitor armazena a energia e o resistor modifica o tempo que o capacitor carrega ou descarrega. Essa relação disponibiliza o tempo de recarga e descarga do capacitor de acordo com os valores adotado no circuito. Quanto maior os valores, maior o tempo de carga/descarga. (Instituto de Fisisca, 2014)
Oscilador de A cristal
Um oscilador de cristal é um circuito eletrônico que utiliza a ressonância de um cristal em vibração de um material piezo eletrônico, para criar um sinal elétrico com uma frequência bastante precisa. Essa frequência é habitualmente usada para medir o tempo, tais como um relógio de quartzo, cronômetros, computadores, equipamentos de comunicação e etc. Muito importante para regular e estabilizar frequências de transmissores de rádio.
Os osciladores a cristal são formados por um elemento ativo (válvula ou transistor) e um sistema de realimentação que inclui o cristal como elemento controlador da frequência. Um dos problemas encontrados na elaboração de osciladores a cristal é o fato de ser muito finos e por isso delicados.
A sua frequência pode variar entre algumas dezenas de quilohertz e algumas centenas de mega-hertz.
Atualmente, os osciladores que utilizam ressonadores cerâmicos nas mesmas configurações dos cristais de quartzo consistem numa alternativa econômica para o projetista. Custando menos que os cristais comuns, mas não tendo a mesma estabilidade.
Cristais de quartzo são usados sobretudo em micro controladores. (Newton Braga, 2014)
Diferenças
Um circuito RC não tem uma estabilidade e também uma precisão muito boa, mas é uma opção de fácil integração, mas para seu funcionamento, necessita de um resistor