Tipos de Abortos
ALUNOS: ANDRÉ; LEONEL; ROSIVAN; CLEOBIS; CANDIDO; ELIMAR; LUIZ PASCOAL E FÁBIO PEDROSA.
MUNICÍPIO: SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM
INTRODUÇÃO
TIPOS DE ABORTOS
Do latim aboriri, abortar significa a interrupção prematura do desenvolvimento e expulsão do concepto do útero, antes de se tornar viável, ou seja, capaz de viver fora do útero. Na literatura existem muitos tipos de aborto, abaixo estarão relacionados alguns deles:
TIPOS DE ABORTOS
- Ameaça de aborto
- Aborto acidental
- Aborto espontâneo
- Aborto induzido
- Aborto completo
- Aborto Ilegal
- Aborto provocado
AMEAÇA DE ABORTO
A ameaça de aborto – sangramento vaginal antes de 20 semanas de gestação – é a complicação mais comum na gravidez e ocorre em 20% dos casos. Apesar de ser freqüente, qualquer sangramento na gravidez traz grande ansiedade e sofrimento para o casal.
A avaliação da gestação, além de demonstrar o desenvolvimento e a vitalidade do embrião, é muito útil para diminuir o stress. Ouvir os batimentos cardíacos do bebê é bastante tranqüilizador e está geralmente associado com um bom prognóstico para a gestação em 85 a 97% dos casos.
O tratamento da ameaça de aborto inclui medidas como repouso e uso de medicações em alguns casos, as quais serão administradas pelo obstetra conforme a necessidade. Algumas gestações, apesar das medidas adotadas, evoluirão para a perda, pois muitas vezes os embriões têm alterações cromossômicas ou existem problemas na saúde materna que justificam a perda da gestação.
Somente com pré-natal adequado é que estas questões poderão ser respondidas e muitas vezes tratadas, assegurando um melhor desfecho gestacional.
ABORTO ACIDENTAL
Aborto acidental ocorre em razão de uma causa externa, por exemplo: um traumatismo decorrente de uma queda, a ingestão de uma substância inadequada, mas cujo poder destrutivo era desconhecido. Enfim, por qualquer ação externa não