Tipologia
A ESTRUTURAÇÃO DOS TEXTOS
O QUE É UM TEXTO ?
A palavra texto vem do Latim e significa tecido. Literalmente, quer representar que ao produzir um texto estamos entrelaçando fios de idéias como na indústria têxtil se entrelaçam fios de linha para se fazer o tecido. É o texto, portanto, uma ampla unidade com coerência de sentido, com frases relacionadas umas às outras. O esquema ascendente abaixo mostra que o texto serve de contexto para a frase e da frase para a palavra.
TEXTO ( CONTEXTO )
FRASE ( CONTEXTO )
PALAVRA
MODOS E TIPOS TEXTUAIS
a) TEXTO NARRATIVO
- Narrar é contar fatos ( histórias ou estórias );
- Fatos ocorrem com pessoas ( personagens );
- Em algum momento ( tempo ).
EXEMPLO.: Em uma noite chuvosa do mês de agosto, Paulo e o irmão caminhavam pela rua mal-iluminada que conduzia à sua residência. Subita mente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que o homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era, entretanto, somente um bêbado que tentava encontrar, com dificuldade, o caminho de sua casa.
b) Texto Descritivo
- Neste tipo de texto, ocorre uma preocupação com os detalhes daquilo que se descreve, esses detalhes são de coisas, bichos, pesoas, seres, objetos, paisaens, situações e estados de alma. EXEMPLO .: Sua estatura era alta e seu corpo, esbelto. A pele morena refletia o Sol dos
1
trópicos. Os olhos negros e amendoados espalhavam a luz interior de sua alegria de viver e jovialidade. Os traços bem desenhados compunham uma fisionomia calma, que mais parecia uma pintura.
c) TEXTO DISSERTATIVO
- O texto dissertativo utiliza-se da análise crítica, por isso a palavra fundamental da sua essência é argumentação;
- Os argumentos de uma dissertação devem ter fundamentação científica, filosófica e com base na experiência. Citar autores, livros, conceitos e exemplos de fatos reais veiculados pela imprensa têm grande utilidade para o