Tipo de Gerações
O artigo analisado é intitulado “Gestão estratégica de pessoas em ambientes multigeracionais” sob autoria de Gabriela Silva de Malafaia.
A autora analisa os impactos que os ambientes multigeracionais têm na política e na maneira de gestir as pessoas. Estes ambientes multigeracionais estão em constante crescimento e desenvolvimento e por isso, nestes ambientes tem-se quatro tipos de gerações: Geração dos Veteranos, Baby Boomers, Geração X e Geração Y.
São quatro gerações que parecem muito diferentes entre si, porém no final desejam a mesma coisa, o mesmo objetivo. O que muda é a ordem das prioridades existentes em cada geraçãogeração, o período histórico na qual cada uma delas começam a fazer parte e a tecnologia, que ocupa uma posição muito importante e de significativa relevância. A tecnologia é realmente decisiva por marcar ainda mais as diferenças existentes entre estas gerações.
Geração dos Veteranos
Geração composta por pessoas nascidas até o ano de 1945 e que entraram no mercado de trabalho nos anos 50/60, ou seja, logo depois da segunda Guerra Mundial. Os seus valores são: a lealdade ao seu superior, respeito ao autoritarismo e a convicção no trabalho duro.
Geração Baby Boomers
Geração composta por pessoas nascidas entre 1946 e 1964 e que entraram no mercado de trabalho nos anos 60/80, ou seja, no período da ditadura militar e dos Hippies. Os valores desta geração são: repudio ao autoritarismo, valorizar a própria carreira e o próprio crescimento profissional.
Geração X
Geração composta por pessoas nascidas entre 1965 e 1979 e que entraram no mercado do trabalho nos anos 80/2000, ou seja, no período do surgimento da Aids e dos computadores. Os valores da geração X são: obtenção de um bom estilo de vida, satisfação no trabalho, importância na família e nas relações.
Geração Y
Trata-se da geração atual, composta por pessoas nascidas após os anos 80 e que entraram no mercado do trabalho nos anos 2000, período de forte crescimento