As diversidades e suas diferentes gerações de trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 GERAÇÃO X 4
2.2 GERAÇÃO Y 5
2.3 MOTIVAÇÃO E VALORES 5
2.4 DIFERENÇAS ENTRE GERAÇÕES X e Y 6
3 APRECIAÇÕES 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Com base no resumo do texto “Quem é a Geração Y” dos autores Pilar García Lombardía, Guido Stein e José Ramón Pin, acerca dos profissionais das gerações X nascidos entre 1960 e 1980 e gerações Y, os recém formados. Falando sobre o contexto em que cresceram e as mudanças sócio-políticas que passaram e a realidade atual entre duas gerações tão diferentes e que devem produzir juntas. Registro ainda a relação disto com as disciplinas: Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia, Processos Administrativos e Seminário I, colocando minhas apreciações sobre este tema.
DESENVOLVIMENTO
Pela primeira vez na história do mercado de trabalho, as organizações estão acolhendo pessoas cujas idades cobrem um espectro bastante diversificado. Essa tendência vai aumentar na próxima década, devido ao necessário prolongamento dos anos de trabalho motivado pela escassez de profissionais. Diante disso, vários países europeus decidiram começar a regulamentar a permanência de trabalhadores além das idades “clássicas”. Penso que para administrar bem as convivências entre mulheres, imigrantes e diferentes gerações de funcionários, é imprescindível conhecer suas motivações e seus valores, seus anseios e necessidades, inserindo-os dentro do contexto social, cultural, político e profissional de cada empresa, buscando assim a sustentabilidade econômica.
1 GERAÇÃO X
Os integrantes da geração X são as pessoas nascidas entre meados dos anos 60 e início dos anos 80. As pessoas X não vêem o êxito da mesma forma que seus pais. Ao contrário, nutrem certo cinismo e desilusão em relação aos valores deles. São céticas, mais difíceis de atingir pelos meios de comunicação e marketing