Franquia
Francisco Beltrão - PR
2011
quem é a geração y
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia, Processos Administrativos e Seminário I.
Francisco Beltrão - PR
2011
INTRODUÇÃO
Neste trabalho discutiremos as gerações X, Y, seus valores e motivações, como o mercado e as organizações lidam com as diferentes caracteristicas encontradas num cenário repleto de lidéres e subordianados de gerações distintas com experiencias unícas e particulares, a partir da análise do contexto em que cresceram e das mudanças sociopolíticas por que passaram.
Quem é a geração Y.
Pela primeira vez na história o mercado, as organizações estão absorvendo pessoas com faixa etária acima dos 40 anos. Essa tendência deve aumentar na próxima década devido a necessidade de extendermos os anos de trabalho motivado pela escassez de profissionais.
Trata-se de um contexto em que a gestão da diversidade passa a falar mais alto, não por razões humanistas, mas por ser um imperativo dos negócios. Em países mais jovens e em economias emergentes também deparamos com a diversidade, porém ela tem outra característica: a convivência forçada, porque necessária, de diferentes gerações de funcionários.
Para administrar bem está situação de convivência, é imprescindível conhecer suas motivações e seus valores, como na geração Y nascida nos anos 80, onde devemos compreender a realidade onde seus membros cresceram, o choque cultural a que foram expostos, as mudanças políticas e sociais por que passaram, desta forma saberemos