tiopental
A pronação e supinação envolvem a rotação em torno da ulna. Existem duas articulações envolvidas nesses movimentos: as radiulnares proximal (cilíndrica) e distal (cilíndrica). As articulações radiulnares proximais e distais possuem um só grau de liberdade. O movimento de pronossupinação ocorre no plano transverso e no eixo longitudinal do antebraço(Norkin e Levangie, 2001). No caso da articulação radiulnar proximal, o principal movimento e a rotação da cabeça do rádio em torno do seu eixo no interior do ligamento anular. Como movimento segundario, tem-se rotação da cabeça do radio no capitulo umeral. No caso da artilação radiulnar distal, o movimento principal é um giro translacional da extremidade inferior do radio em torno da ulna.
A melhor posição para medir a amplitude de pronossupinação é com o cotovelo fletido a 90° e o braço paralelo ao corpo. Dessa forma exclui-se uma possível rotação do ombro, que poderia ocorrer se o cotovelo permanecesse estendido, mascarando a real amplitude do movimento. A partir de uma posição neutra, definidade pela oposição do polegar par cima e da palma da mão voltada medialmente, realizando o movimento de supinação, no qual a palma da mão é dirigida superiormente e ao polegar lateralmente. A amplitude do movimento é 85°. A partir da posição neutra, o movimento de pronação ocorre quando o polegar se direciona medialmente e a palma da mão dirige-se inferiormente. A amplitude da pronação é 75 a 85°, não permitindo que a palma da mão fique paralela ao solo(Smith et al., 1997). Entretanto , as atividades funcionais dependem de aproximadamente 50° de pronação e 50° de supinação.
A supinação, na articulação radiulnar proximal, ocorre com rotação da cabeça do radio dentro do anel osteofibroso, na articulação radiulnar distal, há o rolamento eo deslizamento da incisura ulnar do rádio sobre a cabeça da ulna. O movimento é limitado pela tenção anterior da cápsula da articulação distal e