Potenciometria
POTENCIOMETRIA
MIRIÃ NUNES GUIMARÃES
2013.1.13.029
ALFENAS-MG
2014
A potenciometria é o metódo que utiliza a medida de diferença de potencial de uma célula elétroquimica na ausência de corrente elétrica. Através da medida de diferença de potencial, o método é utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas ( titulação potenciométrica) e determinação de um determinado constituinte na amostra, como informações sobre íons ou gases dissolvidos.
A titulação potenciométrica serve para determinar a concentração de uma solução com título desconhecido, funciona fazendo a leitura do pH do titulado após adições de pequenos volumes do titulante. Depois de traçado o gráfico pH vs volume de titulante, determina-se a concentração da solução problema, através do ponto de inflexão da curva de titulação.
Através do Cálculo da 1ª Derivada e da 2ª Derivada, encontra-se o que corresponde ao Ponto Final do volume da titulação, na 1ª Derivada é o valor máximo que delimita, já na 2ª Derivada, é definida onde a função vale zero.
Não sendo necessária a empregação de indicadores (identificando o pH com mais exatidão), possibilita a análise de amostras coloridas, é uma técnica simples e de baixo custo.
Como exemplos de biosensores potenciométricos, temos :
Produção e aplicação da enzima lipase, que é descrito na tese da Doutora Arianas Faria Melo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual foi utilizado um transdutor potenciométrico, com o objetivo de quantificar o produto gerado da reação da lipase em amostras de biodiesel e para a determinação da degradação de amostras de biodiesel. A enzima lipase foi selecionada para ser aplicada no biossensor desenvolvido, pois é capaz de hidrolisar triglicerídeos (ésteres) liberando ácidos graxos livres e íons H +, como produto da reação, que podem ser quantificados e a qualidade do biodiesel pode ser certificada. No trabalho