jhgf
David Pedro nº4
Diana Almeida nº6
Vítor Silva nº20
Entrevistador: Boa tarde, tenho a satisfação de apresentar em primeira mão, a primeira entrevista a Fernando Pessoa e Luís de Camões, os maiores poetas da língua portuguesa. Fernando Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, 1888, e morreu em 1935. A sua obra em vida abordou magistralmente a complexidade psíquica, metafísica e ontológica do ser humano, expressando-a através de constantes e fascinantes paradoxos. Já Luís de Camões aparentemente nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é conjetura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a histórias antigas e modernas.
Entrevistador: Começando por ti Luís Vaz, como tens passado?
L. Camões: Não muito bem. Passei muitos trabalhos durante toda a minha vida, desde que nasci …
E: Não falaremos de coisas negativas… Qual foi a fase da sua vida que gostou mais? A que escreveu Os Lusíadas?
LC: posso não ter um olho mas não sou parvo! Ahahah…foi em Lisboa, entre 1550 e 1553, que participei com diversas poesias nos divertimentos poéticos a que se entregavam os cortesãos; relacionei-me através desta atividade literária com várias damas de elevada situação social, entre as quais D. Francisca de Aragão (a quem dediquei um poema antecedido de uma carta requintada e de subtil galanteria); e com fidalgos de alta nobreza, com alguns dos quais mantive relações de amizade.
E: Mas, qual foi o seu grande objetivo com esta maravilhosa obra da nossa literatura?
LC: Acima de tudo foi glorificar os feitos heroicos dos portugueses. Em suma, eu queria imortalizar “O peito ilustre lusitano”.
FP: Desculpe interromper mas estou-me a sentir um bocadinho excluído.
E: Desculpe… Como tem passado? O que vai fazer de agora em diante?
FP: Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e