Analista de TI
1. SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS (SGBDs)
Modelo de dados: conjunto de conceitos usados para descrever a estrutura de um BD
Categorias:
Alto nível (ou conceituais): descrevem os dados como o usuário os percebe; inclui o modelo de dados orientado a objetos.
Baixo nível(ou físico): descrevem os detalhes de como os dados estão armazenados;
Representacionais (ou de implementação): podem ser entendidos pelo usuário, mas não distante da organização dos dados no computador. Mais utilizados, incluindo o relacional.
Entidade: representa um conceito ou objeto do mundo real (funcionário, projeto);
Atributo: propriedade que ajuda a descrever entidade (nome do funcionário);
Relacionamento: associação entre 2 ou mais entidades.
Esquemas: é a descrição do banco de dados; definido durante projeto do BD e não alterado com frequência; snapshot (instantâneo): estado do BD em um dado instante;
Instância: conjunto corrente de ocorrências; em dados estado do BD (snapshot), cada construtor tem seu próprio conjunto corrente de instâncias; Ex.: instâncias de 'aluno' são seus registros.
Arquitetura de 3-esquemas: pode tornar a independência de dados mais fácil, mas adiciona overhead durante a compilação ou execução de uma consulta ou programa, causando ineficiência no SGBD.
Nível interno: descreve a estrutura de armazenamento físico do BD. Descreve detalhes do armazenamento de dados e caminhos de acesso;
Nível conceitual: descreve a estrutura de todo o banco para o usuário; se concentra em entidades, tipos de dados, conexões, operações de usuário e restrições;
Nível externo (views): cada esquema descreve a parte interessada a determinado grupo de usuário, ocultando o restante;
Independência de Dados: capacidade de alterar o esquema em um nível do sistema de BD sem que ocorram alterações do esquema no próximo nível mais alto; Tipos:
Independência de dados lógica: alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo;
Independência