Anestesicos
Introdução
Anestésico é o fármaco que tradicionalmente conduz de ter a sensibilidade e a dor bloqueada ou temporariamente removida. Uma ausência de consciência reversível, seja uma ausência total de consciência (uma anestesia geral) ou uma ausência de consciência de uma parte do corpo como causam uma anestesia local ou outro bloqueio de nervo. Anestesia é um estado farmacologicamente induzido de amnesia, analgesia, perda de responsividade, perda de reflexos musculares esqueléticos e diminuída resposta ao estresse.
Os anestésicos são classificados em anestesia local, anestesia geral. Na anestesia local a Percepção é reduzida a um estímulo doloroso, sedação. Anestesia sem perda total dos reflexos. Ex.: um local específico do corpo é entorpecido, como, por exemplo, a mão. Anestesia geral compreende inconsciência e ausência de qualquer sensação.
Tiopental
Esse medicamento de uso injetável é indicado para anestesia geral para procedimentos de curta duração e em casos de convulsão após alguma tipo de anestesia. A ação desse medicamento é muito curta, tem efeito direto sobre o sistema nervoso central e produzindo hipnose e então a anestesia.
Farmacocinética
Tiopental é metabolizado principalmente no fígado, mas também é metabolizado em menor extensão em locais extra-hepáticos, tais como os rins e o sistema nervoso central. Oxidação da cadeia de 5 carbonos é o passo mais importante para a cessação da atividade biológica. A meia-vida é de 11,6 horas. Mais central para o compartimento periférico é mais lento em idosos, tiopental tem efeito anestésico superior nestes pacientes mais idosos. Pacientes pediátricos têm uma depuração hepática maior. Farmacodinâmica
O tiopental é um fármaco cujo seu mecanismo de ação está ligado ao bloqueio dos canais de sódio, impedindo a despolarização neuronal, mantendo a célula em estado de repouso. A anestesia local atua paralisando as terminações nervosas sensitivas periféricas, ou então, interrompendo a