anestesicos
Venosas:
Propofol
Mecanismo de ação: O propofol possui mais de um mecanismo de ação proposto. Ele potencializa a ação inibitória central do ácido gama-aminobutírico em seu receptor tipo A, bloqueia o canal iônico no tecido cortical cerebral e nos receptores nicotínicos centrais, e exerce efeito inibitório sobre a sinalização de lisofosfatidato em receptores de mediadores lipídicos.Exerce ação depressora no sistema cardiovascular por ação direta e diminuição do tônus das catecolaminas além de inibir o barorreceptor. Tem ação depressora na musculatura lisa dos vasos e reduz a pré e a pós-carga . O propofol reduz a pressão intracraniana, bem como diminui o fluxo sangüíneo encefálico e o consumo metabólico de oxigênio cerebral com atividade protetora do sistema nervoso central. Porém também pode diminuir a pressão de perfusão encefálica por comprometimento hemodinâmico. Mantém a reatividade dos vasos cerebrais ao gás carbônico (CO2) e a auto-regulação cerebral. As evidências mostraram que ele tem propriedades anticonvulsivantes, embora haja controvérsias quanto a isso. Ocorre depressão respiratória central, diminuição da resposta respiratória ao CO2 e hipóxia. Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica apresentam broncodilatação e não há inibição da vasoconstrição pulmonar hipóxica. A sua ação no sistema imune é controversa.
Etomidato: Mecanismo de ação: O Etomidato deprime o sistema reticular ativador ascendente e simula os efeito sinibitórios do acido gama-aminobutírico.Ao contrário dos barbitúricos , o Etomidato pode ter efeitos estimulantes em algumas partes do sistema nervoso que controlam atividade motora extra piramidal.Esta estimulação é responsável por 30-60% da incidência de mioclonia..
Tiopental: Mecanismo de ação: O Midazolam é um indutor do sono com início de ação muito rápida, eficácia constante e facilidade posológica. O Midazolam diminui o tempo necessário para adormecer e prolonga a duração do