Tics e Educação
Estamos vivendo um momento especial da história da humanidade. Transformações significativas estão ocorrendo em todas as áreas de conhecimento com um desenvolvimento científico e tecnológico que aproxima de forma inexorável potências humanas e máquinas.
Estas transformações revolucionaram a educação . A introdução do computador na sala de aula e a conexão das escolas na Internet exigem uma preparação adequada dos professores para lidarem com as máquinas e para enfrentarem as questões apontadas a partir desse contexto.
Ser professor é ser um intelectual, no sentido de ser um crítico da cultura. É também um pesquisador, quando procura pensar sobre o ensino que ministra e os rumos da escola.
Pensando sobre o ensino que ministro, é que me inquieto e reflito sobre o desafio que as escolas enfrentam hoje, para que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, auxiliem o professor como ferramenta pedagógica, proporcionando melhores condições de trabalho. O Trabalho fundamental de uma escola é ampliar os conhecimentos e a experiência de mundo dos alunos, para que se sintam autônomos, independente da cor, raça ou classe.
Educar é possibilitar que as potencialidades que existem na pessoa se desenvolvam, e para que isso aconteça precisamos envolver o aluno. A emoção funciona como uma “cola” que ajuda o indivíduo a incorporar o conhecimento. O aluno tem que ser requisitado a pensar, sentir e agir. Como as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas em sala de aula para envolver o aluno e instigá-lo ao conhecimento? Como obter benefícios didáticos desse instrumental?
Os professores deverão estar bem preparados não só para lidar com esse instrumental e retirar dele possibilidades de pesquisa, como para usá-lo de forma coerente com o modelo pedagógico que acreditam.
Um novo