TIC e a educacao
O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM
AUTÓNOMA E A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO COM BASE EM
PEDAGOGIAS CONSTRUTIVISTAS NA DISCIPLINA DE ECONOMIA A
Ana Luísa Fonseca Rodrigues
Universidade de Lisboa anafonsecarodrigues@gmail.com Resumo
As novas tecnologias assumem um papel incontornável no contexto educativo atual. A par da revolução tecnológica e da chamada sociedade do conhecimento, a internet surge como um instrumento fundamental no desenvolvimento da sociedade em rede.
Para a efetiva e eficaz integração das novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento de competências dos alunos, nomeadamente, a aprendizagem autónoma e a criação própria de conhecimento, foram concretizadas práticas de ensino em contexto de sala de aula baseadas nas pedagogias construtivistas.
Neste sentido, foram planificadas e lecionadas aulas de Economia A, nas quais se aplicaram, numa perspetiva qualitativa, métodos e técnicas ativas integrando as novas tecnologias, designadamente, o trabalho projeto e a investigação de grupo, tendo posteriormente sido aplicado um questionário aos alunos.
Verificou-se que as novas tecnologias são uma ferramenta importante e complementar no ensino e aprendizagem, que permitem a criação e o desenvolvimento de competências diversificadas, podem ser um fator facilitador da aprendizagem e incrementar a motivação dos alunos. O papel do professor no apoio à sua utilização pelos alunos é fundamental.
Adicionalmente constatou-se a indispensabilidade da formação ajustada dos professores na integração das novas tecnologias no contexto educacional.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Ensino, Autonomia,
Pedagogias Construtivistas, Criação de Conhecimento
Abstract
New technologies play an unavoidable role in the actual educational context. Along with the technological revolution and the so-called knowledge society, the internet