tiberio graco
Plutarco, A vida de Tibério Graco
São Paulo
09/2014
Texto de Plutarco: A vida de Tibério Graco
Os Animais Selvagens espalhados pela Itália tem, cada um, seu buraco, seu antro, seu covil; e aqueles que combatem e morrem pela Itália só tem o ar e a luz: nada mais. Sem casa, sem moradia fixa, perambulam com suas mulheres e filhos. Os generais mentem quando nas batalhas contratam soldados para combater os inimigos pela defesa dos túmulos e dos templos: dentre tantos romanos, não há um só que possua altar paterno, um túmulo de antepassados. Fazem a guerra e morre unicamente pelo luxo e opulência de outrem: Nós os chamamos de senhores do mundo, mas eles não possuem se quer um torrão de terra.
Detectar no texto acima:
1) Destacar no texto a miséria dos soldados:
“Sem casa, sem moradia fixa, perambulam com suas mulheres e filhos. Os generais mentem quando nas batalhas contratam soldados para combater os inimigos pela defesa dos túmulos e dos templos: dentre tantos romanos, não há um só que possua altar paterno, um túmulo de antepassados. Fazem a guerra e morre unicamente pelo luxo e opulência de outrem: Nós os chamamos de senhores do mundo, mas eles não possuem se quer um torrão de terra.”
Prestigio político e militar bem característico da época, isso era possível devido ao desamparo dos camponeses, o que implicaria no futuro com a necessidade de sustento por meio de serviço Militar, pois diante da miséria dos camponês Soldados nesse período se agravaria e este incapaz de atingir o censo Militar , que era a renda mínima estipulada para o serviço militar , se viu envolvido em uma situação que demandou uma mudança significativa .
2) Objetivo das conquistas:
“Fazem a guerra e morre unicamente pelo luxo e