estudo dirigido
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Curso: Licenciatura em História – noturno 2014
Disciplina: Pesquisa Histórica I
Professor: Airton Chaves da Rocha
ESTUDO DIRIGIDO
Conceitos: “O estudo dirigido consiste em fazer o aluno estudar um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo professor.”.
“Ler um texto e depois responder às perguntas.” “O professor deve elaborar roteiros contendo tarefas operatórias que mobilizem e dinamizem as operações cognitivas”.
“Atividade (02): Barros no capítulo 4 Justificativa e Objetivo” adverte que na elaboração de um projeto de pesquisa, o historiador não deve confundir os elementos que devem figurar na justificativa (por que fazer) com os elementos que devem conter nos objetivos (para que fazer). Explicite de acordo com as sugestões do autor quais os elementos que devem constar na justificativa do projeto e quais os que devem sem contemplados nos objetivos.
- Segundo o autor esta confusão de elementos pode ser rapidamente desfeita pelo uso de duas expressões “por que fazer” e “para que fazer” a expressão por que fazer se refere ao capitulo da justificativa. Esta parte do projeto deve conter as motivações que conduziram a proposta da pesquisa, bem como as razoes que sustentam a persistência em realizá-la. Já a “para que fazer” reporta se aos objetivos da pesquisa, e correspondem as finalidades pretendidas na realização da mesma.
Dentro desta percepção o autor sugere como elementos de justificativa a relevância social (qual a importância do tema para a sociedade) viabilidade (porque sua pesquisa será possível) originalmente (quais as particularidades do tema mostra que seu tema é um objeto de estudo coerente) e relevância cientifica (mostrar a importância acadêmica). Com relação aos objetivos percebe se que os elementos constantes devem se estruturar em torno do que se pretende com a pesquisa bem como meios que se pretende atingir esta pretensão.
Atividade (03): Sintetize o