TI Utilizada no processo de compras
1. INTRODUÇÃO
O avanço tecnológico tem sido uma grande alavanca agilizadora dos processos empregados na área de compras. A consolidação da Internet como canal de negócios, permitiu o surgimento de soluções de e-procurement sofisticadas, seguras e integradas com os principais ERPs do mercado.
Nos últimos anos, a importância da atividade de compras, vem ganhando destaque nas empresas. Vários fatores contribuíram para o aumento dessa importância, dentre estes podemos citar o grande percentual de compras x faturamento.
Em média, cerca de 60% do dinheiro das vendas das fábricas é pago a fornecedores, por materiais comprados. Por exemplo, os fabricantes de automóveis gastam cerca de 60% de suas receitas em compras de materiais, afirma (GAITHER; FRAZIER, 2002: 430).
Portanto, vende melhor aquele que compra melhor, e assim sendo, a atividade de compras assumiu nas empresas um grande papel, por ser uma função que agrega valores.
É cada vez maior a competitividade entre as empresas e para sobreviverem, o profissional de compras vem dando sua colaboração, desenvolvendo novos fornecedores, buscando produtos no exterior com menor preço, redução dos estoques e envolvendo o fornecedor em todo o processo ligado à área de suprimentos.
Na atualidade, as novas relações de fornecimento, o advento da tecnologia e a crescente participação dos fornecedores no processo produtivo, exigem do comprador uma visão mais Estratégica, direcionada para seus clientes internos e externos.
1.1. Caracterização da Empresa / Estudo.
Desde a década de 60, os governos usam sistemas informatizados, em todo o mundo, mas essa tecnologia era usada de modo limitado. A informática era atividade separada nas repartições públicas. Por isso, o uso de computadores – primeiro computadores de grande porte e depois, a partir da década de 80, os PC (Personal Computers) teve de inicio um pequeno impacto na administração