Meios financeiros liquidos
LICENCIATURA EM GESTÃO
UNIDADE CURRICULAR: Logística e Operações
ANO LECTIVO: 11\12; 3º ANO
Tema:
Importância das Novas Tecnologias no Processo de Transformação da Cadeia de Abastecimento
Trabalho realizado por: Docente: Doutor José Ramos
Kelson Saturnino Nº 20100900
Antes de qualquer desenvolvimento é importante relembrar o conceito de SCM com vista a se fazer um melhor enquadramento da perspectiva geral do tema que aqui será abordado e como tal:
Cadeia de Abastecimento
Conjunto de organizações interdependentes que actuam em conjunto para controlar, gerir e melhorar o fluxo de materiais, produtos, serviços e informação desde o seu ponto de origem até ao seu ponto de entrega ao consumidor final, por forma a satisfazer as necessidades deste, ao mais baixo custo possível para o conjunto de intervenientes.
Uma vez identificado ou caracterizado o conceito de SCM podemos passar a faze seguinte, que tentando mostrar o impacto das novas tecnologias no processo de tranformação da SCM.
As novas tecnologias tem vindo a contribuir significativamente, no processo evolutivo e de desenvolvimento da SCM e tendo em conta que na estrutura global de mercado, e do ponto de vista estratégico, a globalização tem obrigado as organizações a se preocuparem além dos seus custos, com aspectos como clientes, diferenciação de produtos e serviços, tecnologia da informação, inovação e cadeia de Abastecimentos. As empresas procuram melhorar o nível de serviço e reduzir custos na tentativa de se diferenciar da concorrência e aumentar a percepção de valor dos seus clientes.
A Logística representa a área empresarial que mais se beneficiou da introdução e desenvolvimento das novas tecnologias(TI) visto que permitiu a redução dos custos. Sendo que asTI contribui para tornar a logística mais eficiente e efetiva na geração de valor para as empresas. Actualmente é bastante