Ti na Supply chain
A tecnologia deve ser considerada atualmente como vantagem competitiva, e a área da Cadeia de suprimentos não é exceção. Os softwares voltados para a supply chain devem disponilizar as informações de forma precisa e em tempo real, informações como, disponibilidade do produto, programação de entrega e dados do faturamento, são imprescindíveis para o bom funcionamento da cadeia. Outro benefício da Área de TI é o corte de despesas relacionadas a estoque e mão de obra, uma vez que com as informações mais recentes, a empresa pode reduzir ou aumentar os estoques de acordo com a demanda esperada. Dessa forma, o gestor saberá quando, quanto e onde os recursos devem ser utilizados, ganhando assim a esperada vantagem competitiva.
O setor de TI interfere nos três níveis operacionais da Cadeia de suprimento, sendo no estratégico mais voltado para, localização de demanda, volume da mesma, localização de instalações e categorias de produtos a serem fabricados. Já no setor tático as informações disponibilizadas devem ser utilizadas pelos gerentes em controle de estoques e disponibilização de material para atender a demanda de fabricação. E por fim no setor operacional, onde a informações serão de ordem de produção, quantidade de pedidos e nível de faturamento das vendas. O sistema de TI operacional deve ser matricial e interligado com fornecedores, varejistas, transportadora e operadores de logística, de modo a garantir o sucesso da cadeia de suprimentos.
Fornecedores de Softwares ligados a SCM
SAPi2 TechnologiesIBSManhattan AssociatesRetalixEstudo de caso – NIKE
No final da década 90 e início dos anos 2000, a Nike tomou uma decisão de investir em sua SCM (Supply Chain Management), gastando mais de 400 milhões de dólares em um programa que visou integrar o planejamento e previsão de vendas, com a fabricação e distribuição de tênis, a empresa contratada foi a I2 Technologies que desenvolveu um software a ser utilizado na