Técnica de Análise de Riscos
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR)
Objetivo e foco da APR:
APR é uma técnica de identificação de perigos e análise de riscos que consiste em identificar eventos perigosos, causas e consequências e estabelecer medidas de controle. Preliminar, porque é utilizada como primeira abordagem do objeto de estudo (durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com fim de se determinarem os riscos que poderão estar presentes na fase operacional e as respectivas medidas preventivas). Num grande número de casos é suficiente para estabelecer medidas de controle de riscos. O objeto da APR pode ser área, sistema, procedimento, projeto ou atividade. O foco da APR são todos os perigos do tipo evento perigoso ou indesejável. A APR também é conhecida por Análise Preliminar de Perigos – APP.
A metodologia de análise consiste na revisão geral de aspectos de segurança por meio de um formato padrão, levantando causas e efeitos de cada risco, medidas de prevenção ou correção e categorização dos riscos para a priorização de ações.
Obs: Apesar de existir um formato padrão, nada impede que se elabore um formulário de APR diferente, tendo em vista a praticidade e a melhor compreensão de quem realiza a análise.
A APR é uma boa ferramenta para identificar e recomendar, mas não para controle direto de riscos. As medidas recomendadas na APR são controladas mais facilmente por uma Lista de Verificação que pelo próprio formulário da APR.
ESTUDOS DE IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS E OPERABILIDADE (HAZOP)
Objetivo e foco do HazopHazop é a técnica de identificação de perigos e operabilidade que consiste em detectar desvios de variáveis de processo em relação a valores estabelecidos como normais. O objeto do Hazop são os sistemas e o foco são os desvios das variáveis de processo.
O estado normal de um processo é caracterizado por variáveis, como vazão, pressão, temperatura, viscosidade, composição e componentes. Desvio é a diferença entre