Urbanização
No Brasil o rap surgiu em 1986, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows de rap eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck. Na década de 80, as pessoas não aceitavam o rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia, mas desde então o rap vem crescendo e conquistando cada vez mais um numero maior de pessoas e nos dias de hoje o rap está incorporado no cenário musical brasileiro.
Depois de inúmeras conquistas o Rap ainda é alvo de preconceito por parte de pessoas que não entendem ou não apreciam a mensagem que os mc’s estão passando para a sociedade. Após fazermos uma pesquisa na estação Santa Cruz com alguns jovens que se reúne para fazer batalhas de rimas, vimos que a maioria deles concordam com o fato do rap ser alvo de preconceito, segundo um dos jovens entrevistados as pessoas também julgam o Rap por causa das vestimentas que eles utilizam, quando perguntado se o rap era alvo de preconceito Dimas da Silva respondeu “Sim, acho que porque o rap é da favela e porque usamos roupas largas” disse ele apontando para as próprias roupas. Esse grande estilo musical já superou muitos obstáculos mais ainda tem muita luta pela frente para conquistar um público ainda maior.
Os jovens se reúnem todos os sábados às 20h30 na estação Santa Cruz do metro para partilharem de um só ideal, o amor pelo Rap, jovens de variadas idades e lugares vão à estação para participarem