Dureza
A dureza da agua é propriedade decorrente da presença de metais alcalinos e terrosos e resulta da dissolução de minerais de solo e das rochas ou do aporte de resíduos industriais. É definida como uma característica da agua, que apresenta a concentração total de sais de cálcio e de magnésio, expressa como carbonato de cálcio (mg.L-1). Quando a concentração desses sais é alta, diz-se que a agua é dura e, quando baixa, que é mole. Geralmente classifica-se uma água de acordo com sua concentração total de sais.
A dureza total de uma amostra de agua é determinada por titulação dos íons de cálcio e magnésio, com solução de etilenodiaminotetracético – EDTA em pH 10, solução indicadora Erico T(negro de eriocromo). O resultado é expresso como CaCO3, mg.L-1.
Objetivo
Determinar a dureza da água da torneira por meio de titulação utilizando uma solução padrão de EDTA.
Materiais
Béquer de 100mLBalão volumétrico de 250mLErlemeyer de 250mL (2 por grupo) Bastão de vidro
Pipeta volumétrica de 50mLBureta de 50,0mL
Pipeta volumétrica de 25 mL Proveta de 50 mL
Reagentes
Solução de EDTA 0,1mol/L Solução tampão pH10Negro de Eriocromo T Solução padrão de CaCO3 0,01 mol/L
Procedimento experimental
Pipete 50mL da amostra de água e transfira para um erlenmeyer de 250mL. Adicione 1mL da solução tampão pH10 e 0,05g de negro de eriocromo T. Titule com a solução de EDTA 0,01557mol/L até a viragem do indicador de vermelho para azul. Calcule o teor de CaCO3 em ppm na amostra de água.
Resultado e discussão
Pipetou 50 mL de água de torneira e transferiu para um erlenmeyer de 250 mL em seguida adicionou-se 1,0 mL de solução tampão pH 10 em seguida adicionou alguns cristais do indicador Negro de Eriocromo, titulou a solução com EDTA 0,01557 mol/L até se obter a cor azul, repetiu-se o processo mais uma vez, foi feito o cálculo da media e o desvio padrão, anotou os valores na tabela 1.
Tabela 1. Resultados da dureza da água
Grupo Volume EDTA (mL) Concentração Ca (ppm) Média