TI na Gestão de Abastecimento
Por
grupos: 11,12,13,14,15,16 E 17
Professor
José Mauro
Os usos da TI ao longo da Cadeia de Suprimentos e em conjunto com as principais técnicas colaborativas de gestão
Macaé - RJ
Junho/2014
Resumo
Nos últimos anos, as metodologias de gestão da cadeia de suprimentos avançaram em uma tendência colaborativa, na qual as organizações passaram a aproximar seus parceiros como estratégia de melhoria de seus processos. A colaboração é uma estratégia competitiva altamente focada no compartilhamento de informações e, para que as decisões possam ser tomadas em conjunto, é necessário que estas estejam atualizadas e disponíveis aos parceiros.
Foi realizada uma análise comparativa, ainda em nível teórico, entre as ferramentas de TI, os conceitos de cadeia de suprimentos e a gestão colaborativa, buscando confrontar os objetos de pesquisa e observar possíveis sobreposições. Foram identificadas 21 ferramentas (e conceitos) de TI passíveis de aplicação nos ambientes operacional, gerencial e estratégico ao longo da cadeia de suprimentos. Foi possível notar que a Internet se tornou a ferramenta responsável pela interconexão dos elos de toda cadeia. E que o investimento em TI dependerá da técnica que se deseja implementar, variando do simples uso de planilhas eletrônicas a sofisticadas integrações de sistemas ERP.
Palavras-chave: Ferramentas de TI, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão Colaborativa.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a globalização e a rápida disseminação da informação e do conhecimento têm possibilitado que o desenvolvimento de inovações seja cada vez mais frequente, diminuindo o ciclo de vida dos produtos e das tecnologias. As organizações encontram-se, então, diante de um cenário em que a gestão isolada de sua Cadeia de Suprimentos (Supply Chain – SC) pode representar sua mortalidade no mercado competitivo. Uma das