Marx
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO.
CURSO DE PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE DE 2014
Disciplina: Sociologia da Educação
Docente responsável: Prof. Dr. Marcos Cassin
Marx e a PEDAGOGIA MODERNA
Nome:
Introdução
Karl Heinrich Marx nascido em 5 de maio de 1818 na cidade de Londres, foi o fundador da Doutrina Comunista Moderna e atuou como economista, filosofo, historiador, teórico político e jornalista, seu pensamento teve grande influência na área da pedagogia e levou a um estudo patente de suas ideias.
No livro Marx e a PEDAGOGIA MODERNA, podemos observar que o autor pretende indagar se existe e como se configura uma pedagogia Marxiana.
Marx e a Pedagogia Moderna é uma clara exposição do importante debate sobre Escola e Educação, que se iniciou na sociedade industrializada a partir da decisiva intervenção de Karl Marx. Manacorda, em seu livro traduz os termos e expressões mais importantes da linguagem marxiana. Sua análise vai desvelando os sentidos exatos do ensino politécnico e do ensino tecnológico, proposto por Marx, elaborando a construção gradativa e firme do conceito de unilateralidade do ser humano. Assim, por meio da ciência filológica, o livro explica o que Marx escreveu sobre Educação e Escola; revela também as incertezas e as certezas que tinha, devido aos seus metódos.
Segundo Engel o ensino, enquanto ensino industrial, ou seja, a união de ensino e trabalho produtivo (Fabrikation) procura alcançar o fim educativo de evitar que o jovem caia na unilateralidade, dessa forma ele poderá alternar suas atividiades, atendendo as exigências da sociedade e suas inclinações pessoais. Assim, temos a união de fins individuais e fins sociais.
Marx, ao aceitar o princípio da união de ensino e trabalho material produtivo, exclui qualquer instrução