Marx
Curso – Pedagogia
Disciplina – Filosofia
Professora – Fabiele Trujillo Silva
Tema – Marx
Alunos – Adenir – Adileide – Alexandre – Ana Celia – Paula – Taiara
Turma – 2° Semestre
Vargem Grande Paulista – 2012
INTRODUÇÃO
Uma das principais características deste trabalho é expor as ideias de Karl Marx e suas influências na filosofia.
Iniciamos por perguntar quem foi Karl Marx e porque seus pensamentos até hoje são referências no estudo da filosofia e na educação.
Citaremos suas obras seus ideais, com o objetivo de oferecer ao leitor uma oportunidade de reflexão sobre o filosofo e compreender de que maneira Ele contribuiu e ainda contribui para nós nos dias de hoje.
O Capital
A grande obra de Max é O Capital, na qual trata de fazer uma extensa análise da sociedade capitalista. É predominantemente um livro de economia política, mas não só. Nesta obra monumental, Marx discorre desde a economia até a sociedade, cultura, política e filosofia. É uma obra analítica, sintética, crítica, descritiva, científica, etc... Uma obra de difícil leitura, aindaque suas categorias não tenha a ambiguidade especulativa própria da obra de Hegel, no entanto, uma linguagem pouco atraente e nenhum pouco fácil. Dentro da estrutura do pensamento de Marx, só uma obra como O Capital é o principal conhecimento, tanto para a humanidade em geral, quanto para o proletariado em particular, já que através de uma análise radical da realidade que está submetido, só assim poderá se desviar da ideologia dominante (“A ideologia dominante é sempre da classe dominante”) , como poderá obter uma base concreta sua luta política.
REVOLUÇÃO
Apesar de alguns leitores de Marx adjetivaram-no de teórico da inexistente em suas obras qualquer definição conceitual explícita, e específica do termo revolução. O que Marx oferece são descrições e projeções históricas inspiradas nos estudos que faz acerca das revoluções francesa, inglesa e