marx
SOCIOLOGIA
MARX: VIDA E OBRA
Rosana Aparecida dos Santos
MARÍLIA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo conhecer a vida de Karl Marx, bem como sua obra decorrendo ante sua corrente filosófica, que objetivaram em ideais de transformações societárias, que originaram o comunismo.
Seu legado, através de suas obras, abrangem diversos conceitos nos quais estão inseridos as discussões sobre o materialismo histórico e dialético, o existencialismo, a alienação e des-alienação, bem como, as perspectivas a respeito dos modos de produção e reprodução, da mais valia, mercadoria, a divisão do trabalho, entre outras. De forma geral, esse trabalho tem como enfoque, a compreensão dos pensamento de Marx que percebia as relações sociais através da economia.
1. A VIDA DE KARL
Karl Heinrich Marx, economista, filósofo e socialista alemão, nasceu em Trèves, ao sul da Prússia, a 5 de maio de 1818 e morreu em Londres, Inglaterra, a 14 de março de 1883. Foi o segundo de oito filhos do advogado Hirschel Marx e de sua esposa, a holandesa Henriette Pressburg.
Em 1835 e 1836 faz cursos de direito, mitologia clássica e história da arte na Universidade de Bonn. De volta a Trèves, nas férias, conhece uma amiga de sua irmã Sofia. Era sua futura esposa, Jenny von Westphalen. Uma jovem e filha do conselheiro de Estado privado prussiano, um alto cargo. Porém, o pai de Marx temia que seu filho levasse a moça a uma vida aventureira e cheia de perigos. Consequentemente, manda o filho à longínqua Universidade de Berlim, onde começa a fazer o curso de direito. Porém, o que lhe desperta maior interesse são as lições de filosofia e história. Doutorou-se em 1841 com uma tese sobre as Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro. Nesse mesmo ano concebeu a ideia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com a dialética de Hegel. (KONDER, 1999, p. 15-16)
A