Trab de T.I Empresarial
A Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC) faz parte do dia a dia da Petrobras. Atuando em grandes projetos, na operação de uma videoconferência internacional ou no atendimento a uma rede de mais de 100 mil usuários, a TIC promove a integração dos negócios.
O início de tudo
As atividades de tecnologia da informação e telecomunicações, de certa forma, estão presentes desde o começo da Petrobras. Se a companhia nasce em 1953, na mesma década são instalados seus primeiros sistemas de comunicação telefônica. A então Divisão de Telecomunicações (DITEL) era ligada ao Gabinete da Presidência.
Nos anos 60 é criado o Serviço de Organização e Método (SEORG), setor responsável pela administração do modelo de organização e gestão, e pela prestação de serviços de informática. Foi quem coordenou a aquisição do primeiro computador da Petrobras, em 1965, com apenas 8MB de memória. Também nessa década é criada a área de informática para o trabalho de sísmica e geologia, essenciais para a recente companhia.
As décadas de 70 e 80
Nos anos 70, torna-se o Serviço de Processamento de Dados (SEPROD).
Na década de 1980 é intensificado o plano de integração de toda a rede telefônica do Sistema Petrobras (holding e subsidiárias), interligando os grandes computadores e os primeiros microcomputadores (PCs) instalados. Em 1987, A DITEL torna-se o Serviço Especial de Telecomunicações (SETELE).
Uma história de integração
Em setembro de 1990 ocorre a primeira integração das atividades de informática e telecomunicações em nível organizacional: é criado o Serviço de Recursos de Informação (SERINF), com papel operacional e descentralização entre as áreas e unidades de negócio. É feita a migração das redes analógicas para as redes digitais, integrando ao dia a dia da Petrobras tecnologias como videoconferências, sistemas avançados de telefonia e correio eletrônico.
Em 2000 as atividades são novamente separadas, sendo criadas duas unidades: Telecomunicações (TCOM) e