Thomas Hobbes - Leviatã
Nasceu: Wesport 05/04/1588Estudou em: Magdalen Hall de Oxford
Morreu: Hardwick Hall 4/12/1679
Foi: matemático, teórico político, e filósofo inglês
Hobbes era filho de um vigário anglicano que, forçado a deixar o condado por causa de uma briga, abandonou os três filhos aos cuidados de seu irmão.Hobbes era filho de um vigário anglicano que, forçado a deixar o condado por causa de uma briga, abandonou os três filhos aos cuidados de seu irmão.
Aos 4 anos, Hobbes começou a ser educado na igreja de Westport, passando por duas escolas e seguindo, aos 15 anos, para Oxford, onde mais tarde freqüentou a universidade.
Trabalhou como preceptor do futuro conde de Devonshire, William Cavendish, iniciando a sua longa relação com essa família. Tornou-se companheiro do aluno, e em 1610, visitaram juntos a França e a Itália. Durante a viagem, Hobbes verificou que a filosofia de Aristóteles estava perdendo influência, devido às descobertas de Galileu e Kepler, que formularam as leis do movimento planetário.
Principais obras: Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).
O Leviatã
O pensamento deduzido na obra é de grande importância para todos aqueles que se dispõe a entender a formação do Estado, eis que a teoria contratualista apresentada por Hobbes influenciou grandes nomes da filosofia política, como Rousseau e Kant.
Analisando os argumentos esposados na obra é possível obter um maior entendimento da realidade vivida na sociedade atual (séculos XX e XXI), inclusive porque estados absolutistas (como a Itália fascista e a Alemanha nazista) mostraram sua força e ainda influenciam os pensamentos políticos desenvolvidos na atualidade.
Para Hobbes a natureza humana é má e os homens egoístas e competitivos. Em um Estado natural o homem caminha para o caos
Contrato social: Para ele os súditos do rei tem um contrato implícito no qual eles delegam seus direitos em troca de proteção e garantia de progresso.
Bibliografia