Theodor viehweg
Nasceu em 1907 e morreu em 1988, nasceu na Alemanha e estudou Direito e filosofia exercendo a profissão de juiz. Em 1945 após a Segunda Guerra Mundial desempregado e afim de sobreviver estabeleceu-se num pequeno povoado rural próximo a Monique.
Perto de sua casa descobriu uma biblioteca intacta, escondida dentro de um claustro iniciou, então uma minuciosa pesquisa que teve como produto final tópica e jurisprudência, apresentado á Universidade de Monique para obtenção do titulo de livre-docente e publicado em 1953.Theodor Viehweg foi o responsável pela recuperação da tópica nos anos 50 do séc. XX, seu estudo insere-se naquele outro das racionalidades especificamente jurídicas,em concreto no da racionalidade prático–jurisprudencialista. O livro Tópica e jurisprudência representa um marco na historia do pensamento da verdade, Viehweg não faz nenhuma descoberta, mas resgata a Tópica aristotélica e propõe que essa forma de raciocínio seja a mais adequada para solucionar as questões suscitadas no mundo jurídico. A Tópica é o pensamento dialético de controvérsias práticas, um processo especial de tratamento dos problemas que consiste na mobilização dos topoi sugerido pelas próprias controvérsias para a ponderação dos prós e dos contras das diversas opiniões que se referem a essas controvérsias. Os topoi são nas palavras de Aristóteles procedimentos padrão que se podem usar a discutir qualquer assunto no âmbito de uma controvérsia. São lugares comuns ou argumentos estandardizados aceites Por todos ou pela maioria ou pelos mais qualificados.
A Tópica que Viehweg faz referência e foi desenvolvida primeiramente por Aristóteles e é o próprio Viehweg quem nos apresenta o pensamento de Aristotélicos:
“ Topoi são, portanto, para Aristóteles, pontos de vista utilizáveis e aceitáveis em toda a parte, que se empregam a favor ou contra o que é conforme a opinião aceita e que podem conduzir a verdade”
Aristóteles esclarece o significa de topoi em