Reciclagem polietileno
A cada dia que passa as pessoas tem dado mais atenção à importância de se reciclar e reutilizar os bens de consumo que utilizam em seu dia-a-dia, pois cessada a sua função, estes materiais viram sucata ou resíduo e podem então tomar dois caminhos: o primeiro deles é o descarte, onde, através de processos de degradação retorna a Terra,ou o segundo, onde é reciclado e retorna à etapa de matéria prima.
O consumo e descarte de plásticos usados nas mais diversas aplicações, gera um enorme acúmulo em depósitos de lixo, de materiais que podem levar centenas de anos para se decompor. Porém, a prática da reutilização desse material que seria descartado já é quase que comum em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.
Este trabalho tem como objetivo elucidar alguns conceitos sobre reciclagem em geral e a reutilização de garrafas PET, mostrando que esse processo é possível e viável.
CONCEITO
A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.
A reciclagem pode assumir várias formas. Em uma escala menor, sempre que você encontra um novo uso para alguma coisa velha, você está reciclando. Um exemplo é transformar caixas de cereal velhas em porta-revistas.
O ato de reciclar se torna mais importante em escalas maiores. Nesse nível, bens de consumo usados são coletados, convertidos de volta em matéria-prima e refeitos em novos produtos de consumo. Latas de alumínio, papel de escritório, aço de prédios velhos e recipientes de plástico são exemplos de materiais comumente reciclados em grandes quantidades, geralmente por meio de programas municipais que encorajam as coletas domésticas em grande escala.
É raro um