Tge - constituições e partidos políticos
RELATÓRIO DO SIMPÓSIO
CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS E OS PARTIDOS POLÍTICOS
Kátia Maria Guedes de Andrade
2º Período de Direito Am
Professora:
MARIA AMÁLIA CÂMARA
CIÊNCIAS POLÍTICAS/TGE
Recife, Setembro de 2012.
RESUMO
Precisamos lembrar que nossas constituições são apenas textos e ao estudarmos as constituições que o Brasil já teve e suas principais emendas, fazemos uma importante revisão sobre conteúdos de nossa história. Se serão meras utopias ou se servirão de indicativos para a conquista de direitos e, consequentemente, para a construção de uma sociedade mais justa e digna, vai depender de nossa participação enquanto homens e mulheres em busca de uma verdadeira cidadania.
Os contextos econômicos, sociais e políticos do Brasil de cada época, desde a independência até os dias atuais, estão refletidos nas linhas de nossas cartas magnas.
E foi na Constituição que conseguimos encontrar as funções dos partidos políticos, que são: contribuir para o esclarecimento plural e exercício das liberdades e direitos políticos dos cidadãos; estudar e debater os problemas da vida política, econômica, social e cultural, a nível nacional e internacional; apresentar programas políticos e preparar programas eleitorais de governo; apresentar candidaturas para os órgãos eletivos de representação democrática; promover a formação e a preparação política de cidadãos para uma participação direta e ativa na vida pública democrática; em geral, contribuir para a promoção dos direitos e liberdades fundamentais e desenvolvimento das instituições democráticas.
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade fornecer informações do que aprendemos nos simpósios realizados em sala de aula, por 04 (quatro) equipes de alunos, como atividade integrante da disciplina de Ciências Políticas e que também integrará a AV1, do então curso de Direito. As Constituições da