Trabalho
Cientista Social Especialista em Avaliação Educacional Mestrando Ciências Sociais Pesquisador do Grupo de Estudo em Novas Tecnologia do Trabalho
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE ADMINISTRAÇÃO
Aula 1 Formação do Pensamento Ocidental
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Propiciar ao aluno condições para que possa se construir como sujeito autônomo, capaz de agir e decidir de forma responsável dentro do ambiente social, na perspectiva pessoal e coletiva.
Tele‐Aula 1
Formação do Pensamento Ocidental – Filosofia Clássica Grega; – O pensamento cristão medieval; – o pensamento moderno; – Contemporaneidade.
Por onde começar para se entender o pensamento ocidental?
Por causa da colonização europeia das Américas, nós também fazemos parte ‐ ainda que de modo inferiorizado e colonizado ‐ do Ocidente europeu e assim também somos herdeiros do legado que a Filosofia grega deixou para o pensamento ocidental europeu. (Marilena Chauí‐ convite a filosofia)
Legados da Filosofia Grega
1) A idéia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, isto é, os mesmos em toda a parte e em todos os tempos.
Legados da Filosofia Grega
2) A idéia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, isto é, não são conhecimentos misteriosos e secretos, que precisariam ser revelados por divindades, mas são conhecimentos que o pensamento humano, por sua própria força e capacidade, pode alcançar.
Legados da Filosofia Grega
3) A idéia de que o nosso pensamento é lógico ou segue leis lógicas de funcionamento. 4) A idéia de que os seres humanos, por Natureza, aspiram ao conhecimento verdadeiro, à felicidade, à justiça, isto é, que os seres humanos não vivem nem agem cegamente, mas criam valores pelo quais dão sentido às suas vidas e às suas ações.
Uma forma de explicar o inexplicável
O mito (mytheo = narrar, contar) não é uma simples lenda fabulosa,