TGA - II
“sem teoria não há ciência”, pois a teoria cumpre a função de sistematizar o saber a partir de um corpo de enunciados e princípios articulados e autônomos, a partir de linguagem própria. Para Popper (apud BRUYNE, 1977, p. 102), “[...] as teorias são redes estendidas para capturar o que chamamos o mundo para racionalizá-lo, explicá-lo e dominá-lo”. A teoria é fruto da pesquisa, na confrontação e testagem dos fatos a partir das suas hipóteses estruturantes. Ela, portanto, é derivada de esforço articulado e continuado da pesquisa. É um instrumento da ciência, na medida em que orienta e restringe a amplitude dos fatos estudados, possibilita esquema conceitual para interpretação e análise dos fenômenos, resume os fatos em generalizações empíricas e em sistemas de generalizações, prevê fatos e aponta lacunas do conhecimento em si.
A teoria encontra no paradigma o seu ponto de sustentação, no âmbito da comunidade científica. Explique o significado de paradigma. trata-se de “[...] um modelo ou padrão aceitos e cumpre função de gerar harmonização dos fatos com a teoria e de sua articulação com a teoria”.
3) No campo das ciências, os paradigmas, como instrumentos com função consultiva, podem ser alinhados em quatro grupos de referências. Descreva-os.
No campo das ciências, os paradigmas, como instrumentos com função consultiva, podem ser alinhados em quatro grupos de referências:
Positivismo: foi um pensamento doutrinário sistematizado pelo francês Auguste Conte que diz que o processo social segue três estágios: o teológico-primitivo, o metafísico-intermediário e o positivo-verdade científica. O estágio positivo possibilita a descoberta de conhecimentos confiáveis acerca das ciências e de sua aplicação em melhorias da vida associada (LACOMBE, 2004).
A especificidade do quadro positivista, no campo das ciências sociais, é a pesquisa, segundo Bruyne (1977) por meio da observação de dados da