TGA II
Na verdade, a produtividade é uma maneira de se medir o desempenho de um processo, é a razão entre as saídas de um processo com as suas entradas, ou seja, a capacidade de um processo (e também tarefa ou sistema) de produzir algo em função dos “ingredientes” que foram fornecidos.
A produtividade é obtida através da análise de indicadores envolvidos nos processos envolvidos, onde temos como fórmula geral:
Produtividade = Produto / Recurso
- Recurso pode significar máquinas, funcionários, setores, plantas fabris, etc.;
- Produto significa aquilo que é gerado através da utilização dos recursos disponibilizados.
No entanto, para cada setor industrial ou de serviços, é necessário fazer um levantamento dos processos e recursos envolvidos, a fim de identificar os indicadores a serem analisados e conseguir uma informação real das métricas de produtividade.
Como medir a produtividade?
Medir a produtividade não é uma tarefa muito difícil, porém você precisa ter dados confiáveis, para obter resultados consistentes; e muita persistência, para manter os dados sempre atualizados.
O constante monitoramento da produtividade pode ser uma ótima ferramenta para a tomada de decisões. Com base nos dados de produtividade, a empresa pode ajustar a sua capacidade produtiva, visando um a maior otimização dos seus recursos. Entre outras ações, que podem ser encaminhadas, temos: o remanejamento de mão-de-obra, treinamentos, banco de horas, novas contratações, etc.
Destacam os que estes ajustes afetam positivamente a produção e, por consequência, a produtividade.
Produtividade pode ser entendida como a relação direta entre:
*Resultado da Produção e Capacidade de Produção (Chão-de-Fábrica);
*Despesas e Receitas (Financeiro);
*Outros.