Aplicação e análise do modelo CAPM
Quando pensamos em precificação de ativos e avaliação de risco um dos modelos mais importantes para a história recente das finanças é o modelo CAPM – capital asset pricing model. Este é utilizado para mensurar os componentes mais básicos e importantes de uma avaliação de ativo, risco e retorno.
Esta mensuração auxilia no processo de tomada de decisão em condições de risco, por meio deste também podemos apurar a taxa de retorno requerida por um investidor.
O presente trabalho vai utilizar este modelo para comparar as ações preferenciais negociadas em bolsa de valores no Brasil da instituição financeira Itau Unibanco (ITUB4) com o índice de mercado Índice Bovespa (Ibovespa). 2. Desenvolvimento:
A ativo escolhido para comparação com o índice de mercado utilizando o CAPM foi propositalmente uma grande instituição financeira pois como a capacidade de pagamentos de um banco está intimamente ligado a capacidade de pagamentos do mercado como um todo (o banco tem entre suas fontes de renda o mercado como um todo, inclusive outras instituições financeiras e pessoas físicas) é possível deduzir que suas variações acompanham de modo geral o índice. Vamos confirmar se esta dedução é verdadeira além de testar qual sua sensibilidade a volatilidade do mercado.
O período escolhido para a analise está entre os dias 28/02/2014 e 31/10/2014. Apenas para contextualizar este período está inserido em um ano fraco em atividade econômica (crescimento estimado de 0,2% a.a., segundo boletim focus de 24/11/2014, frente a uma média na última década de 3,6% a.a). É um bom ano para analise pois nos permite verificar como o mercado e o ativo reagem a um ano de relativa estagnação econômica.
Abaixo temos duas tabelas com as datas de fechamento mensais e suas variações do ativo ITUB4 e do Ibovespa. A ação é medida de forma unitária em reais, o índice é cotado em número de pontos.
H is toric o d e c ota ç ã o Itu b 4
F e c h a m e n to In d ic e Ib ov e s p a
D