Tga- dois fatores
Cíntia E. Caixeta Mascarenhas
Rayane Santos Souza
Lorena Oliveira Pires
Priscila Rabelo
Ivone
Clarice
Ana carolina
TEORIA DOS DOIS FATORES: * FATOR HIGIÊNICO * FATOR MOTIVACIONAL
Faculdade Tecsoma
PARACATU - 2011
Sumário
Introdução.......................................................................................................3
Teoria dos dois fatores: Motivacionais e Higiênicos.....................................4
Conclusão.......................................................................................................5
INTRODUÇÃO
Herzberg, pesquisando as fontes de motivação diretamente relacionadas com a relação do trabalho, constatou que as pessoas,à medida que se desenvolvem profissionalmente, adquirem experiência, tornam-se maduras, e passam a dar mais importância a fatores como estima e auto-realização. A principal implicação dessa teoria é que uma concentração nos fatores de Higiene apenas pode impedir a insatisfação no trabalho. Para que os empregados fiquem plenamente satisfeitos e obtenham um desempenho melhor que os padrões mínimos, é precisoincorporar uma teoria de motivação no trabalho, com ampla repercussão para a administração, no esforço de uma eficiente utilização de recursos humanos.
Teoria dos Dois Fatores
Fredereick Herzberg foi psicólogo clínico e professor de Gestão, nascido 18 de Abril de 1923 e falecido 20 de Janeiro 2000, o americano ao contrário de outros pensadores como Abramhan Maslow, que tentava explicar as necessidades humanas em diversos campos, a teoria de Frederick Herzberg foi, desde o início , baseada no estudo das atitudes e motivação dos funcionários dentro de uma empresa.
. Os estudos de Frederick Herzberg, incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas , eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de