trabalho de administração
TO-10 – Teoria de Sistemas
CAPÍTULO 10
Enfoque Comportamental na
Administração
MAXIMIANO /TGA – Fig. 9.1 – A produção robotizada, que ilustra o sistema técnico das organizações, contrasta com o sistema social, formado pelas pessoas e sua condição humana.
Enfoque
Comportamental
Movimento pelo bem-estar dos trabalhadores
Sindicatos
Utopias
Pensamento Humanista na Escola Clássica
Psicologia Industrial
Estudo do Fator
Humano no Papel dos
Gerentes
Estudos da Dinâmica de
Grupo e da Liderança
Marxismo
Doutrina Social da Igreja
Experimento de
Hawthorne
MAXIMIANO /TGA – Fig. 9.2 – Raízes do enfoque comportamental.
Prof. Virginia
1
UPM - CCSA
TO-10 – Teoria de Sistemas
Em sua grande maioria, os pobres vivem em condições miseráveis e degradantes, que eles não merecem.
Depois que as velhas guildas profissionais foram destruídas no século XVIII, e nenhuma proteção para os trabalhadores ficou em seu lugar, e assim que as instituições públicas e a legislação deixaram de lado o ensino religioso tradicional, a presente era(século XIX) deixou os trabalhadores, cada um por si e sem defesa, à mercê de empregadores desumanos.
Além disso, o processo de produção, assim como o comércio, em todas as áreas, ficou sob o poder de uns poucos, de forma que pouquíssimas pessoas imensamente ricas assumiram o domínio de inumeráveis trabalhadores sem posses.
O corpo da prática do ensino da religião, de que a igreja é guardiã, consegue conciliar e unir os ricos e os pobres convocando essas duas classes da sociedade para o cumprimento de seus deveres mútuos. MAXIMIANO /TGA – Fig. 9.3 – Alguns pontos da encíclica Rerum Novarum.
Entre esses deveres, compete aos pobres e trabalhadores: desempenhar integral e conscientemente todo trabalho que tiver sido voluntariamente acordado; não estragar a propriedade nem ferir a pessoa do empregador; não recorrer à violência nem a distúrbios; não se associar com homens