tfg
Objetivo: Criação de um Museu contendo itens e imagens para contar a história do Aeroporto. O Museu será abrigado em galpões do próprio Aeroporto. Junto a ele, será implantado um parque no próprio Campo de Marte, sempre integrando com o projeto urbano.
O Aeroporto Campo de Marte está localizado na Av. Santos Dumont, 1979, bairro de Santana, zona norte da cidade e está integrado ao sistema viário da região, através das Avenidas Santos Dumont e Olavo Fontoura. Estas avenidas constituem-se como um dos principais corredores de ligação da região norte com a região sul e o centro da cidade, numa distância de aproximadamente quatro quilômetros.
O Campo de Marte é o quinto maior aeroporto em movimentação do país, mas não oferece linhas comerciais regulares. Cerca de 70% da operação fica por conta dos helicópteros e jatos executivos. São 430 mil passageiros por ano, mais de 130 mil movimentos de aterrissagem e decolagem. No espaço também existe 317 vagas em hangares, 17 vagas para aeronaves ou helicópteros nos pátios, além de uma oficina da aeronáutica.
Justificativa: O parque no local onde se encontra o aeroporto já é previsto no novo Plano Diretor Estratégico de 2015. A ideia de criar o museu sobre o aeroporto é para mostrar o que aquele local era e o que representava antigamente, assim lembrando de suas raízes. O próprio aeroporto já possui um acervo histórico do local, no caso eu aproveitaria o que ele já possui e projetaria de tal forma que interligasse o aeroporto, o museu e seu entorno.
O Aeroporto Campo de Marte iniciou suas atividades operacionais em 1920, com a implantação da primeira infraestrutura aeroportuária na cidade de São Paulo, ano em que foi construída uma pista para pouso e decolagem e um hangar no local onde a Força Pública do Estado de São Paulo mantinha sua escola de aviação.
O sítio aeroportuário tem uma área aproximada de 2,1 milhões de metros quadrados. Campo de Marte é um