Teóricos que deram as primeiras explicações do comportamento e da busca do ser-humano sobre eles mesmos.
Sócrates
Sócrates, filósofo grego do período clássico, foi um dos fundadores do que hoje é chamada de filosofia ocidental. Acreditava na imortalidade da alma e defendia a introspecção com o lema “conhece-te a ti mesmo”. O pensamento de Sócrates marcou uma reviravolta na história humana, pois, até então, a filosofia buscava explicar o mundo com observações das forças da natureza. Com Sócrates, a filosofia passou a ser um incessante exame de si e dos outros, colocando o homem e os seus problemas como foco dos interesses da filosofia. A sabedoria humana é o quanto o homem pode saber sobre o próprio homem. Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. Defendia que o corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria e que conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma.
Para Sócrates, a filosofia deve levar o homem a conhecer a si mesmo, conhecer os seus limites, as suas possibilidades e buscar a justiça e a solidariedade. Para ele o limite de sua sabedoria era a sua própria ignorância. Segundo ele, as pessoas deveriam concentrar os seus esforços em serem virtuosos, para si mesmos, para seus amigos e para a comunidade a que pertencem, pois a virtude deve ser conquistada também pelo grupo humano. O melhor modo do homem virtuoso viver, segundo Sócrates, é buscando o desenvolvimento da sua razão e do seu conhecimento. A virtude é o bem mais precioso que a pessoa pode ter.
René Descartes
Considerado o primeiro filósofo moderno, é considerado um dos pensadores mais influentes da história humana. Descartes afirmava que, para conhecermos a verdade, precisamos, antes de tudo, colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida, questionando tudo para criteriosamente analisarmos se existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza. Após questionar e colocar em dúvida toda a realidade, estabeleceu que a única