Prova do curso de pedagogia (módulo 2.1) uniseb
a) coletivo, em escolas urbanas, tendo como referência o pensamento iluminista e a enciclopédia.
b) individualizado, sendo o pai o responsável pela educação do filho, da infância à vida adulta.
c) individualizado, que respeite as fases de amadurecimento do educando, tendo o aprendizado das leis e da política como etapa final.
d) naturalista, tendo o campo como ambiente privilegiado para o aprendizado das diferentes ciências.
e) prático, voltado para a aprendizagem dos princípios teóricos a partir do desenvolvimento de atividades manuais.
Resposta: A
Para Rousseau, a criança deve ser retirada da influência dos pais e das escolas, isolada da sociedade e entregue a um professor ideal, que a eduque segundo os padrões da natureza e em contato com esta.
02. (0,40 ponto) Assim como as sociedades da Antiguidade, Roma passou pela organização de classes com “reis” eleitos, baseada na escravidão. Grandes proprietários, os patrícios, monopolizavam o poder às expensas de pequenos proprietários, os plebeus, que apesar de livres, estavam excluídos da classe dirigente. As reivindicações incessantes dos plebeus deram-lhes, em 287 a.C., a igualdade política. Como a história política, a educação romana passou por períodos que apresentaram algumas diferenças significativas. Quanto a esses períodos da educação romana, podemos destacar que:
a) a função educadora do pai foi significativa apenas nos primeiros tempos da cidade, tendo sido excluída depois da impregnação dos ideais gregos que valorizavam a escola e o lúdico.
b) o professor foi valorizado durante toda a história romana, principalmente no Império, quando as escolas cresceram e incorporaram todas as camadas da sociedade.