Teórico
2.1 Evolução Histórica da Empresa
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S. A. -EMTU/SP foi fundada em 13 de dezembro de 1977 pela Lei nº 1.492 em que se instituiu do Sistema Metropolitano de Transportes Urbanos e foi uma iniciativa do governo Federal, quando foi criada a Região Metropolitana de São Paulo. Sua área de atuação, portanto, é formada pelas três regiões metropolitanas existentes no Estado, criadas por leis específicas: Região Metropolitana de São Paulo, Região Metr. da Baixada Santista e Região Metr. de Campinas .
As três áreas somam 67 municípios e envolvem uma população de 23 milhões de habitantes. Os serviços oferecidos e gerenciados pela EMTU/SP atendem diariamente 1,5 milhão de passageiros em média.
| | | |
Conta com 494 empregados distribuídos em seus escritórios em São Bernardo do Campo (RMSP), Praia Grande (RMBS) e Campinas (RMC). Suas despesas de custeio são inteiramente cobertas com receitas próprias. Em 7 de julho de 1980 o Decreto Estadual nº 15.319 determina a incorporação da EMTU/SP à Emplasa - Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo. Sua principal atribuição, estabelecida pelo Decreto nº 24.675 de 30.01.86 é o gerenciamento de sistemas de baixa e média capacidades, planejando e fiscalizando o transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas do Estado São Paulo. Em 24 de setembro de 1987 o Decreto Estadual nº 27.411 reconstituiu a EMTU/SP que passou a ser subordinada à Secretaria de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo. A EMTU/SP recebeu a atribuição de gerenciar e fiscalizar o Sistema de Transporte Intermunicipal de passageiros por ônibus na Região Metropolitana, em 8 de junho de 1988. Em 1 de setembro de 1989